Noticias História Galeria Património Caracterização Localização Visitas
 
Autarquia
Orgãos autárquicos
Obras
Informação autárquica
Heráldica
Contactos
Património
 

Paradela guarda um conjunto patrimonial interessante, como por exemplo na área da arqueologia, sendo possível referir as Gravuras rupestres da Eira do Monte 1, o Povoado da Idade do Ferro de S. Mamede, a famosa Pedra do Cavalo, o Casal romano da Eira do Monte 2, um Lagar romano/medieval, sito na Eira do Monte, as Gravuras de Eira do Monte 3 e os Marcos delimitadores do padroado que a Universidade de Coimbra detinha sobre a paróquia.

                  

No que concerne ao património religioso, é possível visitar a Igreja Matriz de Paradela onde impera a arquitectura e a decoração maneirista e barroca. A sua nave é curiosamente antecedida por nártex suportando a torre sineira. No seu interior é possível admirar as coberturas interiores em falsa abobada de berço abatido, compostas por 77 caixotões na nave e 28 na capela-mor, com pinturas de gosto regional, representando motivos hagiográficos, da vida da Virgem Maria e de Cristo ou motivos florais. Encontra-se adornada com bons retábulos de talha dourada e policroma, resultando o altar-mor da junção de elementos maneiristas com outros do barroco inicial e joanino.

                  

Pode-se ainda visitar as Capelas de Santa Filomena e de São Mamede, esta última localizada num autêntico miradouro natural, de onde se descobre grande parte do vale do rio Távora. Será necessário não esquecer alguns edifícios com arquitectura erudita, além da Casa do Muro e da Casa dos Frades, construções de arquitectura vernácula onde ecoam lendas e histórias dos monges de Cister.