Noticias História Galeria Património Caracterização Localização Visitas

Informação autárquica
Heráldica

Freguesia de Paradela
O casario de Paradela alonga-se a meia encosta na Serra de Sendim. Para Nascente e Sul a panorâmica é impressionante. A Igreja Paroquial foi do padroado da Universidade de Coimbra e há ainda um marco num canto do adro que o atesta. É curioso o nártex sobre o qual assenta o campanário. Cobre a nave um tecto com 73 caixões pintados com figuras de santos.

A capela-mor possui um belíssimo retábulo da 2ª metade do séc. XVII e um tecto com 24 caixotões ornados de motivos florais. Em Paradela, encontramos ainda o Povoado fortificado pré-histórico de S. Mamede, com a ermida que lhe dá o nome e uma muralha hoje muito fragilizada. O local é extremamente acidentado e o acesso muito difícil.

Há também, no lugar de Eira do Monte, um importante conjunto de gravuras rupestres. O pelourinho antigo está hoje desaparecido. Curiosa é a Pedra do Cavalo, um estranho monumento da Natureza, que um bom guia poderá indicar.